5 Razões que podem levar seu cão a ser agressivo com outros cães

1 – Dor

A agressão contra outro animal de estimação, principalmente quando o cão é bastante sociável, pode ser um sinal de que ele está com algum problema de saúde que causa muita dor.

Se o seu cão é daqueles que adora brincar com outros cachorros, mas de repente se torna mais arredio e agressivo, ele pode estar sofrendo de artrite ou uma doença mais séria. É essencial procurar um veterinário sempre que o seu cão tiver uma grande mudança de temperamento.

2 – Medo

Esse é o motivo mais comum pelo qual os cães apresentam comportamento agressivo, inclusive com outros cachorros. Falta de socialização, traumas e experiências negativas com outros animais ou com treinamento, abusos e punições podem fazer com que os cães tenham um comportamento agressivo com outros cachorros.

Eles podem apresentar esse tipo de comportamento também quando se sentem encurralados por outro cão. Quando estão em uma situação em que não conseguem apenas fugir, restam duas opções, ser agressivo ou se mostrar submisso.

3 – Proteção

Os cães são muito protetores em relação aos seus tutores, familiares e o lugar em que vive, então é normal que ele se torne agressivo a qualquer sinal de ameaça a qualquer um de seus protegidos. Porém, é preciso ter atenção quando o cachorro se torna protetor ao extremo, ou até ciumento, e fica agressivo com a aproximação de outros cães e até humanos, mesmo que eles não apresentem nenhum tipo de ameaça, como no caso de amigos e familiares.

4 – Comida e objetos pessoais

Os cães também costumam proteger suas coisas, como comidas e brinquedos, e alguns podem ser bastante possessivos em relação a esses itens, não deixando nenhum outro animal chegar perto. Isso também pode acontecer quando o cão tem um humano favorito e não gosta que outros animais se aproximem.

Assim como em outros casos, esse comportamento é normal até certo ponto, principalmente quando existe algum tipo de ameaça. Mas não é aceitável entre animais domésticos e que dividem a mesma casa. Se essa possessividade e ciúmes não forem controlados, o cão pode acabar machucando outros animais e humanos.

Nesses casos, um treinador de cachorros especializado pode ajudar bastante.

5 – Hormônios

Uma pesquisa recente mostrou que altos níveis do hormônio de vasopressina podem estar ligados à agressão de cães com outros cachorros. Porém, é necessário outros estudos para descobrir a importância real desse hormônio e se ele realmente é um fator importante na agressão canina.

 

Fonte: Portal do Dog