Como os cães podem ajudar crianças autistas

Os cachorros têm feito companhia aos seres humanos por centenas de anos. Na verdade, não existe uma cidade, povoado ou aldeia em que não existam cães. Nós estamos tão habituados a eles como eles estão a nós. Por isso, seria quase impossível imaginar um mundo sem cachorros. É por essa razão que eles também nos auxiliam em campos tão pessoais como a saúde, especialmente quando se trata de crianças.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Missouri (EUA), crianças com autismo que possuem algum animal de estimação têm maiores habilidades sociais se comparadas a crianças que não os possuem.

No caso das crianças que têm cachorro, elas apresentam melhor desenvolvimento dessas habilidades. Isso pode acontecer devido às necessidades afetivas dos cães e de suas maneiras de expressar carinho.

Ainda que alguns animais de estimação possam se mostrar um pouco relutantes ou não sejam apropriados para se manipular constantemente, os cachorros são muito efusivos em suas demonstrações de carinho, além de buscar atenção e companhia.

 

Maior socialização

Como dissemos acima, o estudo descobriu que crianças com autismo e que convivem com qualquer tipo de animal de estimação reagem bem dentro dos processos de terapia social.

No entanto, (ainda que isso varie de acordo com as características do autismo presente em cada criança) a interação com os cachorros resultaram ser extremamente benéficas nesse aspecto.

O cachorro se transforma em parte das dinâmicas sociais da criança, de suas atividades e de seus centros de interesses.

 

Fonte: Meus Animais