Falar igual bebê com o seu cachorro dá certo?

peet_nenem

 

Se você tem um cachorro ou um gato (ou qualquer animal de estimação), você provavelmente também tem o impulso incontrolável de falar com ele igual neném. Será que seus animais realmente precisam que falemos assim com eles ou eles acham que isso é sem sentido?

Uma pesquisa anônima indica que 91% dos donos de pets falam igual neném com seus cães e gatos. Provavelmente você também faz isso!

Pra começar a explicar, primeiro precisamos entender como os cães se comunicam entre si. Eles se comunicam com linguagem corporal, rosnados e latidos. E o latido vai variar de acordo com o tom. Então o outro cão irá entender o que ele está querendo dizer.

Por exemplo, um cão nervoso faz um latido bem agudo, às vezes tão agudo que o ouvido humano não consegue captar. Um cachorro feliz irá latir em um tom médio. Um cachorro curioso vai latir em um tom mais grave. E um cão irritado ou com raiva irá latir ainda tão grave, às vezes apenas um rosnado.

Os cães são mais propensos a ficarem felizes e animados com a nossa “voz de neném” porque é mais ou menos nesse tom que eles emitem som quando estão felizes. Então quando você faz aquela “voz de neném” pro seu cachorro, você coloca o cão em um estado de alegria, porque ele reconhece como seu próprio som.

Mas essa não é a única razão pela qual a voz de neném dá certo.

As pessoas tem a tendência de tratarem cães e gatos como crianças, o que não é surpreendente, já que muitas vezes o comportamento dos cães se assemelha muito com o comportamento de uma criança de 2 a 4 anos. Então, a gente tenta chamar a atenção de crianças e cachorros da mesma forma: sorrindo, fazendo movimentos corporais acolhedores e usando uma voz agradável – a voz de neném.

Na verdade, não importam que palavras são ditas, mas COMO!

Fonte: Tudo Sobre Cachorros